22 de outubro de 2007

Discussão do papel da pesquisa na sociedade abre o XVI CIC UCPel


A cerimônia de abertura do 16º Congresso de Iniciação Científica, 6ª Mostra de Pós-graduação e 3ª Mostra de Extensão da UCPel teve inicío nesta segunda-feira (22), às 9h 30 mim, com o pronunciamento do Reitor da Universidade, Alencar Melo Proença.

Após a exibição de um vídeo institucional e da execução do Hino Nacional ao som de piano e à voz de um tenor, Alencar foi enfático ao afirmar que “É através de eventos como esse que podemos perceber se o que estamos promovendo com o ensino corresponde às aspirações da sociedade.”

Após o pronunciamento do Reitor e da Pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão da UCPel, Vini Rabassa da Silva, foi formada a mesa do 1º painel do Congresso. Com o tema Pesquisa e Extensão nas Universidades Comunitárias: dilemas e perspectivas o painel discutiu a construção do desenvolvimento social através do conhecimento.

Compuseram a mesa para o painel a Vice-Presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Wrana Maria Panizzi, a Professora da PUC-RS e coordenadora do projeto PUC Virtual, Drª.Lúcia Giraffa e a moderadora, Profª.Drª. Elaine Pinto Albernaz.

A Drª Wrana Panizzi foi a primeira abriu o painel falando sobre o papel social da Universidade. Segundo ela, as instituições de ensino devem primar pela construção do conhecimento, como expressão de valor e poder, para o desenvolvimento da sociedade.

Para Panizzi, as universidades têm de rever o modelo educacional utilizado afim de obterem a eficácia no ensino. “O modelo atual está esgotado, precisamos atentar para um projeto pedagógico-acadêmico que promova o aprendizado, desenvolva competências e ensine a pensar”.

O painel foi encerrado pela Profª Drª Lúcia Giraffa, que questinou o papel da pesquisa nas universidades, apontou dilemas como a identidade da academia versus sustentabilidade financeira e compromisso social versus responsabilidade social.

Giraffa também falou a respeito das pesrpectivas da pesquisa, que segundo ela passam pela avaliação das atividades de extensão, fomento das parcerias sociais, inserção das tecnologias sociais e internacionalização da extensão, entre outros.

Nenhum comentário: