23 de outubro de 2007

Ensino, pesquisa e extensão: a tríade que mobiliza o CIC

Com o tema A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, às 19h desta terça-feira aconteceram concomitantemente os Workshops do XVI CIC UCPel, que foram subdivididos de acordo com as áreas do conhecimento.

Humanas e Sociais reuniram-se para o debate no Auditório Central do Campus I. Pesquisadores da área da Saúde dirigiram-se ao Auditório do Campus II. Já o pessoal da área de Ciências Exatas foi acomodado no Auditório da Engenharia, Campus I, sala 233C.

Os Workshops discutiram, além do tema, a mercantilização da educação e a banalização do ensino superior. Durante os debates foi bastante criticada a postura mercantilista de algumas faculdades, que, ao invés de formar o aluno através da produção intelectual, apenas vendem um produto: o diploma.

O professor da UCPel, Dr. Vilson Leffa, lembrou que pesquisa, extensão e ensino, são palavras que sozinhas não fazem sentido, mas quando juntas no contexto da universidade legitimam a formação acadêmica.

A profª. da UCPel, Drª. Helenara Fagundes, lembrou que o tema é também lembrado pela constituição brasileira, no artigo 207, “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

Nenhum comentário: