>> Alunos do Mestrado em Letras comentam seus trabalhos sobre mídia
Margô Bendjouya e Gabriela Zago entrevistam os alunos do PPG em Letras da UCPel Gregory Costa e Elza D'Athayde. Ambos realizam pesquisas ligadas ao discurso da mídia.
[para ouvir, selecione o podcast no player]
Click here to get your own player.
23 de outubro de 2007
Ensino, pesquisa e extensão: a tríade que mobiliza o CIC
Com o tema A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, às 19h desta terça-feira aconteceram concomitantemente os Workshops do XVI CIC UCPel, que foram subdivididos de acordo com as áreas do conhecimento.
Humanas e Sociais reuniram-se para o debate no Auditório Central do Campus I. Pesquisadores da área da Saúde dirigiram-se ao Auditório do Campus II. Já o pessoal da área de Ciências Exatas foi acomodado no Auditório da Engenharia, Campus I, sala 233C.
Os Workshops discutiram, além do tema, a mercantilização da educação e a banalização do ensino superior. Durante os debates foi bastante criticada a postura mercantilista de algumas faculdades, que, ao invés de formar o aluno através da produção intelectual, apenas vendem um produto: o diploma.
O professor da UCPel, Dr. Vilson Leffa, lembrou que pesquisa, extensão e ensino, são palavras que sozinhas não fazem sentido, mas quando juntas no contexto da universidade legitimam a formação acadêmica.
A profª. da UCPel, Drª. Helenara Fagundes, lembrou que o tema é também lembrado pela constituição brasileira, no artigo 207, “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.
Humanas e Sociais reuniram-se para o debate no Auditório Central do Campus I. Pesquisadores da área da Saúde dirigiram-se ao Auditório do Campus II. Já o pessoal da área de Ciências Exatas foi acomodado no Auditório da Engenharia, Campus I, sala 233C.
Os Workshops discutiram, além do tema, a mercantilização da educação e a banalização do ensino superior. Durante os debates foi bastante criticada a postura mercantilista de algumas faculdades, que, ao invés de formar o aluno através da produção intelectual, apenas vendem um produto: o diploma.
O professor da UCPel, Dr. Vilson Leffa, lembrou que pesquisa, extensão e ensino, são palavras que sozinhas não fazem sentido, mas quando juntas no contexto da universidade legitimam a formação acadêmica.
A profª. da UCPel, Drª. Helenara Fagundes, lembrou que o tema é também lembrado pela constituição brasileira, no artigo 207, “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.
Prêmio jovem pesquisador destaca melhores pesquisas de cada área
Além de ser uma oportunidade para mostrar os seus trabalhos, o aluno participante do Congresso de Iniciação Científica da UCPel também concorre a prêmios. Alunos de graduação concorrem ao prêmio Jovem Pesquisador. Há um vencedor em cada modalidade (oral e pôster) para cada área do conhecimento.
Os vencedores deste ano serão anunciados na quarta-feira, 24 de outubro, durante a cerimônia de encerramento do CIC.
Premiação em 2006
Em 2006, a vencedora do prêmio jovem pesquisador, na área de Ciências Sociais Aplicadas, modalidade oral, foi a estudante de Jornalismo Rebeca Recuero. Em entrevista ao blog, ela contou que não esperava receber a premiação, pois fora sua primeira apresentação oral em CICs.
Rebeca apresentou uma pesquisa sobre grupos marginais no ciberespaço. Como estudo de caso, a pesquisadora analisou comunidades sobre anorexia e bulimia no Orkut. “O pessoal se interessou muito pelo meu trabalho. Em 2006, o Orkut estava na moda. Além disso, anorexia e bulimia também estavam em alta por conta da novela das oito”, disse Rebeca.
Ela conta que, em 2006, sua apresentação foi demorada, e que os avaliadores fizeram muitas perguntas. Mas as perguntas não a intimidam: “acho que todo mundo deveria apresentar oral. Diante do banner, os avaliadores mal perguntam”.
Neste ano, Rebeca apresentou apenas em pôster, porque trabalha, e não tem mais bolsa. O tema de sua pesquisa em 2007 é a formação de identidades no ciberespaço. Uma dessas formas se dá através de perfis do Orkut. Para analisar essas formações identitárias, a pesquisadora trabalhou com o mesmo grupo marginal do trabalho do ano passado.
Os vencedores deste ano serão anunciados na quarta-feira, 24 de outubro, durante a cerimônia de encerramento do CIC.
Premiação em 2006
Em 2006, a vencedora do prêmio jovem pesquisador, na área de Ciências Sociais Aplicadas, modalidade oral, foi a estudante de Jornalismo Rebeca Recuero. Em entrevista ao blog, ela contou que não esperava receber a premiação, pois fora sua primeira apresentação oral em CICs.
Rebeca apresentou uma pesquisa sobre grupos marginais no ciberespaço. Como estudo de caso, a pesquisadora analisou comunidades sobre anorexia e bulimia no Orkut. “O pessoal se interessou muito pelo meu trabalho. Em 2006, o Orkut estava na moda. Além disso, anorexia e bulimia também estavam em alta por conta da novela das oito”, disse Rebeca.
Ela conta que, em 2006, sua apresentação foi demorada, e que os avaliadores fizeram muitas perguntas. Mas as perguntas não a intimidam: “acho que todo mundo deveria apresentar oral. Diante do banner, os avaliadores mal perguntam”.
Neste ano, Rebeca apresentou apenas em pôster, porque trabalha, e não tem mais bolsa. O tema de sua pesquisa em 2007 é a formação de identidades no ciberespaço. Uma dessas formas se dá através de perfis do Orkut. Para analisar essas formações identitárias, a pesquisadora trabalhou com o mesmo grupo marginal do trabalho do ano passado.
Podcast #4
>> Alunos da ECOS falam sobre a expectativa com relação à apresentação de seus trabalhos
Nesta edição do Flashes do CIC, os alunos da Escola de Comunicação Social da UCPel falam sobre suas expectativas com relação à apresentação de seus trabalhos. Os depoimentos foram colhidos antes das respectivas apresentações.
Na seqüência, ouça os alunos:
Sandra Henriques
Suélen Junges
Thiago Araújo
Antonio Carvalhal
Fernanda Ribeiro
Cláudia Centeno
[selecione o podcast no player abaixo]
Click here to get your own player.
Nesta edição do Flashes do CIC, os alunos da Escola de Comunicação Social da UCPel falam sobre suas expectativas com relação à apresentação de seus trabalhos. Os depoimentos foram colhidos antes das respectivas apresentações.
Na seqüência, ouça os alunos:
Sandra Henriques
Suélen Junges
Thiago Araújo
Antonio Carvalhal
Fernanda Ribeiro
Cláudia Centeno
[selecione o podcast no player abaixo]
Click here to get your own player.
Podcast #3
>> Entrevista com a equipe da Organização do CIC
Cláudia, Helen e Lara, alunas da Equipe de Apoio do Congresso
Organizar um evento da dimensão do CIC não é uma tarefa fácil. O papel da Equipe de Organização é fundamental para o bom andamento das atividades do CIC. Nesta edição do Flashes do CIC Gabriela Zago entrevista, nessa ordem, a professora integrante da Coordenação do CIC Maria Cristina Padilha e os alunos da Equipe de Apoio Cláudia Barragan (Publicidade), Felipe Añaña (Direito), Margô Bendjouya (Jornalismo) e Thiago Araújo (Jornalismo).
[selecione o podcast no player abaixo]
Click here to get your own player.
Cláudia, Helen e Lara, alunas da Equipe de Apoio do Congresso
Organizar um evento da dimensão do CIC não é uma tarefa fácil. O papel da Equipe de Organização é fundamental para o bom andamento das atividades do CIC. Nesta edição do Flashes do CIC Gabriela Zago entrevista, nessa ordem, a professora integrante da Coordenação do CIC Maria Cristina Padilha e os alunos da Equipe de Apoio Cláudia Barragan (Publicidade), Felipe Añaña (Direito), Margô Bendjouya (Jornalismo) e Thiago Araújo (Jornalismo).
[selecione o podcast no player abaixo]
Click here to get your own player.
Vídeo: ECOS no CIC
Um panorama geral dos alunos da ECOS participantes do CIC. 00:16 segundos. E sem áudio. [praticamente um pouco mais que uma foto em movimento]
Gravado hoje à noite, na sessão de pôsteres da área de Ciências Sociais Aplicadas.
Gravado hoje à noite, na sessão de pôsteres da área de Ciências Sociais Aplicadas.
Assinar:
Postagens (Atom)