23 de outubro de 2007

Prêmio jovem pesquisador destaca melhores pesquisas de cada área

Além de ser uma oportunidade para mostrar os seus trabalhos, o aluno participante do Congresso de Iniciação Científica da UCPel também concorre a prêmios. Alunos de graduação concorrem ao prêmio Jovem Pesquisador. Há um vencedor em cada modalidade (oral e pôster) para cada área do conhecimento.

Os vencedores deste ano serão anunciados na quarta-feira, 24 de outubro, durante a cerimônia de encerramento do CIC.

Premiação em 2006

Em 2006, a vencedora do prêmio jovem pesquisador, na área de Ciências Sociais Aplicadas, modalidade oral, foi a estudante de Jornalismo Rebeca Recuero. Em entrevista ao blog, ela contou que não esperava receber a premiação, pois fora sua primeira apresentação oral em CICs.

Rebeca apresentou uma pesquisa sobre grupos marginais no ciberespaço. Como estudo de caso, a pesquisadora analisou comunidades sobre anorexia e bulimia no Orkut. “O pessoal se interessou muito pelo meu trabalho. Em 2006, o Orkut estava na moda. Além disso, anorexia e bulimia também estavam em alta por conta da novela das oito”, disse Rebeca.

Ela conta que, em 2006, sua apresentação foi demorada, e que os avaliadores fizeram muitas perguntas. Mas as perguntas não a intimidam: “acho que todo mundo deveria apresentar oral. Diante do banner, os avaliadores mal perguntam”.

Neste ano, Rebeca apresentou apenas em pôster, porque trabalha, e não tem mais bolsa. O tema de sua pesquisa em 2007 é a formação de identidades no ciberespaço. Uma dessas formas se dá através de perfis do Orkut. Para analisar essas formações identitárias, a pesquisadora trabalhou com o mesmo grupo marginal do trabalho do ano passado.

Nenhum comentário: